O significado da palavra indecisão está intimamente ligado com a incapacidade de conseguir resolver ou agir frente a algo sem hesitar. Se trouxermos esse termo para o nosso cotidiano, lembraremos de incontáveis momentos em que a decisão foi protagonista no nosso existir.
A necessidade de decidir, pode se apresentar como uma simples escolha de comer macarrão ou strogonoff, mas pode ocupar lugares um pouco mais relevantes, como por exemplo escolher se irá continuar com um relacionamento ou se é hora de romper essa relação. Nos dois casos, a tomada de decisão dependerá muito do momento em que está vivendo e qual o sentido cada uma das opções tem para você.
Algumas decisões parecem ter um peso diferente de outras. Algumas decisões parecem ser mais pesadas de suportar ou de carregar e isso pode nos incomodar e até nos paralisar em alguns momentos.
Por vezes, deixamos a tomada de decisão para mais tarde, confiando que o tempo ou algo tome essa posição e decida por nós, mas o que realmente acontece é que a escolha de deixar para mais tarde já foi uma tomada de decisão e satisfeitos ou não ela fará parte da nossa história. Entretanto, é importante lembrar que o poder da escolha sempre estará em nossas mãos e que a cada instante haverá oportunidade de escolher outra vez.
Sendo simples ou complexa, pesada ou leve a decisão sempre será tomada, seja aceitando de fato o que vai fazer parte da sua história ou apenas deixando que ela ocupe algum lugar.
A verdade é que a todo instante lidamos com escolhas e decisões para que a nossa vida tome forma e o nosso existir permaneça em movimento. Porém, se estivermos sentindo que está muito difícil e angustiante vencer a indecisão, pode ser a hora de buscar ajuda e a psicoterapia é um ótimo lugar de acolhimento e construção de novas escolhas.